"O pescado tem peso especial na economia do município tanto no que se refere à pesca artesanal como em cativeiro, estando representados pelos pescadores profissionais sindicalizados nas suas Colônias como cultivado como é o caso dos camarões muito bem representados pelas Mariculturas estabelecidas em Valença, nas proximidades do Guaibim. Outros pesqueiros, a título familiar, começam e alguns já se firmaram com o cultivo em gaiolas, sobretudo da tilápia. Alguns já chegam até a tentar o cultivo de outras espécies de peixe."http://valenca.ba.gov.br/
Colônia de Pesca Z15 Antônio Costa
Fundada em 15 de julho de 1974, tendo como presidentes Antônio Costa 1978 e Raimundo Costa, filho e atual presidente, a colônia possui mais de cinco mil pescadores cadastrados. Seu principal objetivo é fornecer assistência para que os pescadores garantam seus direitos como seguro desemprego em períodos de proibição da pesca, apoio psicológico, assistência familiar, etc. 
A produção é comercializada no mercado do peixe, que foi introduzido pela colônia para escoar a produção, grande parte vai para outras cidades como Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, etc. Os principais tipos de pescados são: Robalo, Pescada, Badejo, Cavala, Vermelho, Cação, Camarão, Pipira, dentre outros.
A sercretaria de pesca do município foi criada a pouco mais de um ano e ainda não possui um acompanhamento dos dados da produção pesqueira, nem o quanto isso representa na economia da cidade.
Apesar de ser uma instituição frágil, ainda é considerada uma das melhores do Brasil, anualmente realiza um Encontro estadual de pesca, evento que ajuda na difusão do pescado valenciano pra outras partes da Bahia.